Sonntag, 19. Januar 2014

Introdução Estágio Curricular Supervisionado

Não é hora de mudar?

Qualquer pessoa que inicia um blog ou um site dá preferência a explicar porque está criando e alimentando esse ambiente. Eu posso até fazer o mesmo, mas antes dessa introdução, pretendo levantar a bandeira que sustendo desde os primeiros relatórios de estágio enviados, e para isso, seguem alguns pontos que considero importante:



 Mudar o modo de fazer a cadeira de Estágio Curricular Supervisionado de tal forma que o estagiário seja membro da escola campo de estágio e para que ele auxilie a diretoria da escola naquilo se for necessário.
  • Estágio Curricular Supervisionado I - Em vez de passar horas contando quantidade de carteiras, cadeiras, banheiros, salas, turmas, ambientes esportivos... nas escolas, o estagiário poderia aprender como funciona uma secretaria, lidar com os documentos daquele ambiente, conhecer cadernetas, auxiliar professores entre outras atividades aonde ele pudesse atuar como um assistente.
  • Estágio Curricular Supervisionado II - Em vez de trabalhar planejamentos fictícios, o estagiário poderia acompanhar um professor da escola e com ele aprender a planejar as aulas. No caso do curso de licenciatura em computação não seria uma ofensa acompanhar um professor de língua portuguesa, inglesa, espanhola ou outra área afim, já que a Informática faz parte de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias. Dessa forma o aprendiz pratica o planejamento e o torna realidade e também dá mais tempo para que o professor reveja a sua prática educativa já que eles não tem tempo (vejo isto na prática!).
Estes são os pontos parciais que precisam ser mudados para que os estudantes de licenciatura tenham mais prazer na disciplina, sejam mais úteis no ambiente escolar e claro aprendam com um dos pilares da educação definidos pela Unesco APRENDER A FAZER.

Keine Kommentare:

Kommentar veröffentlichen